quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

video
O Treinamento Funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma antiga entre os gladiadores.
Na atualidade o Treinamento Funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com o objetivo básico de melhoria da aptidão físca relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético.Tem como característica realizar a sintonia das habilidades motoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
Muitas pessoas ao se depararem a uma sala de treinamento funcional, se perguntam “aonde estão os aparelhos?”. Esta é outra vantagem do Treinamento Funcional: ele não necessita de aparelhos tradicionais de musculação. Nele são utilizados basicamente acessórios, como bolas, halteres, anilhas, tiras de borracha, steps, mini trampolim, corda entre outros, o que torna a sessão de treino mais dinâmica e lúdica, obrigando o praticante a ativar diversos grupamentos musculares simultaneamente.
Dentre os principais benefícios que o Treinamento Funcional pode oferecer, podemos destacar a melhora do equilíbrio, coordenação, agilidade, ativação e controle do CORE (tema do próximo post) entre outros.
Confira no vídeo uma amostra do que o Treinamento Funcional pode lhe proporcionar e mergulhe com tudo nessa nova tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário