sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Corrida de rua - Uma prática saudável que requer alguns cuidados



Fala aí meu povo. De uns tempos pra cá você já deve ter lido alguma matéria sobre corrida de rua, né?! E daí pensou: “pronto, agora eu vou correr!”. Ótimo! Fico feliz em saber que você tomou a iniciativa de praticar um exercício. Mas eu te pergunto: você sabe como começar a correr?
Sempre achei a corrida o exercício mais democrático que existe: você pratica a qualquer momento, em qualquer lugar (menos na nossa cidade, com essas ruas e calçadas nem um pouco apropriadas), e treina de acordo com seu nível de condicionamento. Mas não basta calçar os tênis e sair correndo como um louco. Não pretendo escrever aqui um manual de corrida, mas sim, dar um direcionamento pra quem pretende começar a se aventurar nesse apaixonante mundo.
As corridas de rua tornaram-se uma prática bastante comum nos últimos anos. Homens e mulheres de todas as idades têm se dedicado a essa atividade, visando emagrecimento, condicionamento físico e melhora da qualidade de vida. Sem dúvida, a corrida proporciona inúmeros benefícios à saúde, entretanto, é importante salientar que também pode trazer riscos se não houver um planejamento adequado para esse tipo de treinamento.
Durante a realização do exercício, o nosso organismo é desafiado, o que representa uma sobrecarga, principalmente sobre os sistemas cardiovascular e músculo-esquelético. A melhora da capacidade física ocorre graças à exposição sistemática a esse estresse, ou seja, a regularidade do treinamento. No entanto, é importante que haja um período de familiarização e que, posteriormente, o exercício seja realizado de forma gradativa, respeitando o tempo necessário para que ocorram as adaptações dos sistemas orgânicos.
As respostas ao treinamento de corrida irão depender, sobretudo, da regularidade das corridas, da aptidão física atual, do histórico de exercício físico e da pré-disposição genética do indivíduo. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado que a prática regular de exercícios aeróbicos (caminhar/correr, com intensidade moderada, 2 a 6 vezes por semana, durante 20-60 minutos) tem impacto significativo sobre o controle da glicemia, pressão arterial, perfil lipídico e composição corporal, assim, reduzindo os fatores de risco para doenças cardiometabólicas e melhorando a qualidade de vida dos praticantes. Todas as pessoas que desejam iniciar a prática da corrida de rua devem estar atentas às seguintes recomendações:

1) Consultar um médico e fazer exames clínicos para checar o seu estado de saúde, obtendo informações sobre sua aptidão física atual.

2) Consultar uma nutricionista para adequar a sua dieta ao seu novo estilo de vida.

3) Consultar um profissional de educação física para planejar um programa de treinamento o adequado, respeitando sua condição física.
4) Mantenha a regularidade do treinamento. Não falte às sessões de exercício, pois a melhora do condicionamento físico é gradativo.
5) Escolha um horário adequado para realizar a sua corrida. Praticar exercícios sob calor intenso aumenta demasiadamente a temperatura corporal, sobrecarregando o sistema termorregulador, elevando a frequência cardíaca e levando à desidratação.

6) Use calçado adequado (tênis com bom sistema de amortecimento), para evitar lesões articulares e roupas leves que permitam a eliminação do calor.

7) Mantenha-se hidratado, beba água ou bebidas esportivas. A perda excessiva de líquidos corporais aumenta a viscosidade sanguínea, sobrecarregando o sistema cardiovascular.

Não sou muito fã do termo “operação verão”, pois pra mim essa operação tem que durar o ano todo. Mas se você se empolga com a proximidade do verão, já está mais do que na hora de levantar do sofá e tomar uma atitude. Vamos lá... Mexa-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário