segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A importância da ginástica laboral.


Quando se fala em Ginástica Laboral, logo vem a cabeça de muitas pessoas o seguinte pensamento: “Que besteira, isso não ajuda em nada”. Santa ignorância. A Ginástica Laboral, diferente do que algumas pessoas dizem por aí, não é simplesmente uma pausa na jornada de trabalho para “dar uma esticadinha” e matar tempo no serviço. Ela é umas das estratégias das empresas para promover a saúde dos funcionários e evitar afastamentos causados pelas doenças do ofício.
O dia a dia dentro de escritórios e indústrias colabora com o surgimento de vários problemas de saúde. Estresse, distúrbios de postura, tendinites, entre outros, são decorrentes do exercício profissional e, também da falta de atenção e cuidados com o próprio corpo. O principal objetivo da ginástica laboral é promover, por meio da atividade física orientada e consciente, dentro da jornada de trabalho, o desejo de cuidar de si mesmo, mantendo os sinais vitais, como respiração, batimentos cardíacos e funções físicas em ordem e eficientes. Conquistar a adesão voluntária dos funcionários é um dos principais desafios dos profissionais de educação física, que podem apresentar e conscientizar sobre as vantagens físicas e emocionais da atividade física, que se refletem no rendimento e na rotina laboral.
A definição de ginástica laboral é a de uma atividade física orientada, previamente planejada conforme o público e o tipo de ambiente, usando exercícios de força isométricos e isotônicos, alongamentos, exercícios respiratórios e de flexibilidade, dinâmicas de integração e de recreação e até massagens. Versáteis, os exercícios podem ser feitos dentro ou fora do espaço de trabalho, mas sempre durante a jornada laboral. Outro ponto a ser observado é que, apesar de ser um exercício, o funcionário não tem de trocar de roupa ou passar muito tempo “improdutivo” para se dedicar à atividade laboral. 
Em alguns ambientes, o profissional de educação física pode encontrar certa resistência dos funcionários, que não desejam fazer uma pausa de alguns minutos para cuidar do corpo e da saúde. Por isso, é preciso que ele busque novas estratégias para que as aulas sejam interessantes, de fácil execução e que promovam a evolução constante do praticante, que vai conseguir notar os resultados e ganhos, se sentindo motivado a seguir se exercitando. A empresa deve ter visão do que deseja, fazendo disto uma missão bem trabalhada entre todos os seus colaboradores. Seja pela prevenção ou manutenção da saúde, o profissional deve levar para dentro da empresa um espírito de muita motivação e cooperativismo. Elogios pelas conquistas, gratidão pela participação, sorrisos conquistados por meio das brincadeiras, palavras agradáveis, exibição de resultados e melhorias na rotina são atitudes que ajudam na adesão de participantes.
Cabe lembrar que cada instituição tem um perfil de trabalhadores. Por esta razão é sempre muito importante fazer o levantamento ou diagnóstico da empresa para saber de suas necessidades. Os funcionários que aderem à ginástica laboral notam as melhorias no bem-estar, melhora na respiração, execução mais eficiente dos movimentos laborais - o que reduz a quantidade de acidentes -, além de incremento de força e resistência. E a ginástica laboral corresponde às expectativas, mesmo com a pouca duração. É possível ter ganhos com poucos minutos com atividades bem elaboradas.
Por isso, se a empresa em que você trabalha oferece o programa de Ginástica Laboral, não deixe de participar. Não olhe para a atividade como perda de tempo ou mera brincadeira. Existe ali, um profissional a sua disposição, interessado a lhe ajudar a melhorar sua qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho. Então levante da sua cadeira, saia um pouco da sua mesa, afrouxe a gravata e tira os sapatos por dez, quinze minutos e mexa-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário