segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Exercícios físicos e a TPM

Irritabilidade, depressão, vontade de comer chocolate e ficar deitada, espinhas, cólicas, dores nas costas. Toda mulher sentiu pelo menos uma vez na vida os sintomas da indesejável TPM (Tensão Pré Menstrual). No entanto, a vida não pode parar, você tem de continuar a trabalhar fora, cuidar dos filhos e da casa e ainda não demonstrar sinais de fraqueza para seu chefe.
Uma das formas de combater ou contribuir para controlar a TPM é a prática regular de atividades físicas. Os exercícios físicos, sejam eles aeróbios ou anaeróbios, ajudam a reduzir os sintomas da TPM, como alteração constante de humor, a irritabilidade, a retenção de líquidos, a instabilidade emocional entre outros. Isso ocorre por que a atividade física libera endorfina no corpo, que provoca a sensação de bem estar. Para potencializar ainda mais este efeito, o ideal é optar por uma atividade que lhe dê prazer.
Inchaço: o inchaço em demasia no abdômen é sempre desconfortável. Nestes momentos evite usar leggings ou outras roupas que pressionam demais a região na hora que for malhar. Ofereça a si mesma um pouco de conforto com calças larguinhas e que não comprimam sua barriga. Além disso, essas roupas vão disfarçar aquele barrigão que você abomina quando está de TPM.
Cólicas: em algumas mulheres quando há contração do útero, é normal haver a ocorrência de cãibras. Se você não pode ficar deitadinha em sua cama com aquela bolsa de água quente que se torna a sua melhor amiga, a dica é: mexa-se. Exercícios aeróbicos como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar fazem com que seu coração bombeie mais sangue, além de liberar endorfinas, que aliviam o desconforto e ajudam a eliminar as cãibras. Se a dor for muito intensa, tente algumas posturas de ioga para amenizar as cólicas.
Seios doloridos: seios doloridos dão a sensação de que o peito pesa uma tonelada. A melhor maneira é usar um sutiã ou top esportivo que vai segurar seus seios, evitando que eles se mexam demais e causem dor. Nestes dias evite fazer exercícios de pular ou que oferecem algum tipo de pressão nos seios para não piorar a dor.
Fadiga: tem dias que só de pensar em levantar da cama faz com que você desanime de malhar? Mas não! Faça exercícios leves, com ritmo mais fraco, menos distância ou modalidades de baixo impacto, como a ioga. Não adianta malhar intensamente se seu corpo está pedindo justamente o contrário.
Mau humor: irritabilidade é um dos principais sintomas da TPM. Uma boa dica para dar um up no seu humor é fazer aulas para cima, como as aulas de ginástica coletiva ou um bom circuito. O exercício é um excelente aliado para trazer um pouco de prazer e alegria quando tudo parece pior do que está.
Desta forma, a prática de exercícios em conjunto com uma alimentação saudável, funciona como um importante aliado para amenizar o desconforto e os prejuízos causados pelos sintomas da TPM na vida social e na produtividade profissional da mulher, proporcionando mais saúde e bem estar no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário